ALEX - 3ºC-D - PORTUGUÊS - 21a 25 set - 2020

 

Prezados alunos, desejo uma ótima semana de estudos.

Eu os apresento dois exercícios do ENEM, para vocês resolverem.

 

1-)  Pesquisa da Faculdade de Educação da USP mostrou que quase metade dos alunos que ingressam nos cursos de licenciatura em Física e Matemática da universidade não estão dispostos a tornar-se professores. O detalhe inquietante é que licenciaturas foram criadas exatamente para formar docentes.

   A dificuldade é que, se os estudantes não querem virar professores, fica difícil conseguir bons profissionais.  

 Resolver essa encrenca é o desafio. Salários são por certo uma parte importante do problema, mas outros elementos, como estabilidade na carreira e prestígio social, também influem.  

SCHWARTSMAN, H. Folha de S. Paulo, 13 out. 2012.

  

Identificar o gênero do texto é um passo importante na caminhada interpretativa do leitor. Para isso, é preciso observar elementos ligados à sua produção e recepção.

Reconhece-se que esse texto pertence ao gênero artigo de opinião devido ao(à)

 

A) suporte do texto: um jornal de grande circulação.

B) lugar atribuído ao leitor: interessados no magistério.

C) tema tratado: o problema da escassez de professores.

D) função do gênero: refletir sobre a falta de professores.

E) linguagem empregada pelo autor: formal e denotativa.

 

2-)                                           Jogar limpo

 Argumentar não é ganhar uma discussão a qualquer preço. Convencer alguém de algo é, antes de tudo, uma alternativa à prática de ganhar uma questão no grito ou na violência física — ou não física. Não física, dois-pontos. Um político que mente descaradamente pode cativar eleitores. Uma publicidade que joga baixo pode constranger multidões a consumir um produto danoso ao ambiente. Há manipulações psicológicas não só na religião. E é comum pessoas agirem emocionalmente, porque vítimas de ardilosa — e canhoteira — sedução. Embora a eficácia a todo preço não seja argumentar, tampouco se trata de admitir só verdades científicas — formar opinião apenas depois de ver a demonstração e as evidências, como a ciência faz. Argumentar é matéria da vida cotidiana, uma forma de retórica, mas é um raciocínio que tenta convencer sem se tornar mero cálculo manipulativo, e pode ser rigoroso sem ser científico.  

Língua Portuguesa, São Paulo, ano 5, n. 66, abr. 2011 (adaptado).

 

No fragmento, opta-se por uma construção linguística bastante diferente em relação aos padrões normalmente empregados na escrita. Trata-se da frase “Não física, dois-pontos”. Nesse contexto, a escolha por se representar por extenso o sinal de pontuação que deveria ser utilizado

A) enfatiza a metáfora de que o autor se vale para desenvolver seu ponto de vista sobre a arte de argumentar.

B) diz respeito a um recurso de metalinguagem, evidenciando as relações e as estruturas presentes no enunciado.

C) ilustra a flexibilidade na estruturação do gênero textual, a qual se concretiza no emprego da linguagem conotativa.

D) é um recurso estilístico que promove satisfatoriamente a sequenciação de ideias, introduzindo apostos exemplificativos.

E) prejudica a sequência do texto, provocando estranheza no leitor ao não desenvolver explicitamente o raciocínio a partir de argumentos.

 

ESSA ATIVIDADE DEVERÁ SER ENVIADA ATÉ 25/9/2020 NO SEGUINTE E-MAIL: alexprofessor99@gmail.com

 

Assista a um vídeo do youtube sobre o ENEM:

 

https://www.youtube.com/watch?v=rpaiAZQEuok

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