Prezados alunos, desejo uma ótima
semana de estudos.
Eu os apresento dois exercícios do
ENEM, para vocês resolverem.
1-) Pesquisa da Faculdade de Educação da USP mostrou que
quase metade dos alunos que ingressam nos cursos de licenciatura em Física e
Matemática da universidade não estão dispostos a tornar-se professores. O detalhe
inquietante é que licenciaturas foram criadas exatamente para formar docentes.
A dificuldade é que, se os estudantes não
querem virar professores, fica difícil conseguir bons profissionais.
Resolver essa encrenca é o desafio. Salários
são por certo uma parte importante do problema, mas outros elementos, como
estabilidade na carreira e prestígio social, também influem.
SCHWARTSMAN, H. Folha de S. Paulo, 13 out. 2012.
Identificar o gênero do
texto é um passo importante na caminhada interpretativa do leitor. Para isso, é
preciso observar elementos ligados à sua produção e recepção.
Reconhece-se que esse
texto pertence ao gênero artigo de opinião devido ao(à)
A) suporte do texto: um
jornal de grande circulação.
B) lugar atribuído ao leitor:
interessados no magistério.
C) tema tratado: o
problema da escassez de professores.
D) função do gênero: refletir sobre a
falta de professores.
E) linguagem empregada pelo autor:
formal e denotativa.
2-) Jogar
limpo
Argumentar não é ganhar uma discussão a
qualquer preço. Convencer alguém de algo é, antes de tudo, uma alternativa à
prática de ganhar uma questão no grito ou na violência física — ou não física.
Não física, dois-pontos. Um político que mente descaradamente pode cativar
eleitores. Uma publicidade que joga baixo pode constranger multidões a consumir
um produto danoso ao ambiente. Há manipulações psicológicas não só na religião.
E é comum pessoas agirem emocionalmente, porque vítimas de ardilosa — e
canhoteira — sedução. Embora a eficácia a todo preço não seja argumentar,
tampouco se trata de admitir só verdades científicas — formar opinião apenas
depois de ver a demonstração e as evidências, como a ciência faz. Argumentar é
matéria da vida cotidiana, uma forma de retórica, mas é um raciocínio que tenta
convencer sem se tornar mero cálculo manipulativo, e pode ser rigoroso sem ser
científico.
Língua Portuguesa, São
Paulo, ano 5, n. 66, abr. 2011 (adaptado).
No fragmento, opta-se
por uma construção linguística bastante diferente em relação aos padrões
normalmente empregados na escrita. Trata-se da frase “Não física, dois-pontos”.
Nesse contexto, a escolha por se representar por extenso o sinal de pontuação que
deveria ser utilizado
A) enfatiza a metáfora de
que o autor se vale para desenvolver seu ponto de vista sobre a arte de
argumentar.
B) diz respeito a um recurso de
metalinguagem, evidenciando as relações e as estruturas presentes no enunciado.
C) ilustra a flexibilidade na
estruturação do gênero textual, a qual se concretiza no emprego da linguagem
conotativa.
D) é um recurso estilístico que
promove satisfatoriamente a sequenciação de ideias, introduzindo apostos
exemplificativos.
E) prejudica a sequência do texto, provocando estranheza no leitor ao não desenvolver explicitamente o raciocínio a
partir de argumentos.
ESSA
ATIVIDADE DEVERÁ SER ENVIADA ATÉ 25/9/2020 NO SEGUINTE E-MAIL:
alexprofessor99@gmail.com
Assista a um vídeo do youtube
sobre o ENEM:
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