Prezados alunos, desejo uma ótima semana de estudos intensivos.
Eu os apresento uma reflexão sobre
tipos de argumentos.
Tipos de argumentos
Introdução
A
dissertação é, sem dúvidas, um dos gêneros textuais mais cobrados em exames e
vestibulares do Brasil. Grandes exames e vestibulares, bem como processos
seletivos de diversos tipos, solicitam ao candidato a elaboração de um texto
do gênero dissertativo-argumentativo.
Para
construir esse tipo de texto, é importante relembrar do que significa cada um
dos elementos que compõem sua nomenclatura: a ação de dissertar e de argumentar.
Dissertar significa
falar sobre algo, expor um assunto de maneira abrangente e aprofundada.
Apenas falar sobre um tema, no entanto, não basta: deve-se ir além da exposição
de informações e argumentar sobre a temática abordada.
Argumentar significa
apresentar dados, ideias, provas que fundamentem um ponto de vista sobre o
tema, ou seja, defender uma tese.
Em
resumo, o texto dissertativo-argumentativo deve falar sobre um tema a partir de
um ponto de vista crítico e, além disso, é necessário comprovar
a validade desse posicionamento por meio de uma argumentação bem
fundamentada, ou seja, que utilize, por exemplo, dados estatísticos,
citações, entre outros recursos possíveis.
Para
construir uma boa argumentação, é importante, portanto, conhecer quais
são os recursos que
podem ser utilizados no intuito de defender uma tese. Além disso, é
necessário aprender a utilizá-los de modo pertinente dentro da
construção textual.
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Tipos
de argumentos
Há
diversas maneiras de construir uma argumentação. A depender das informações a
que se tem acesso, deve-se refletir sobre qual tipo de argumento será
mais adequado e pertinente para fundamentar a ideia.
Lembre-se
que o objetivo da argumentação é convencer o leitor sobre um ponto de
vista, ou seja, persuadi-lo. Para que isso seja feito de modo eficaz, é
importante formular argumentos consistentes, capazes de fazer o leitor
concordar com as ideias apresentadas em seu texto.
Argumento
de autoridades
O
argumento de autoridade é aquele que se baseia na citação de uma fonte
confiável, como um especialista no assunto que está sendo debatido. Em um
debate sobre educação, por exemplo, Paulo Freire, como educador e pedagogo
reconhecido internacionalmente, poderia ser citado como meio de fundamentar uma
ideia apresentada na fala.
A
citação da fonte pode ser feita tanto de forma direta – quando
há a transcrição da citação, utilizando, em geral, as aspas – quanto de
forma indireta, quando se reescreve aquilo que foi dito pela
autoridade escolhida.
Argumento
por evidência (ou por comprovação)
Esse
tipo de argumento se baseia em uma evidência que possa levar o
leitor a admitir e aceitar uma tese. Essa evidência pode ser, por exemplo,
formada por dados estatísticos ou por pesquisas de
diversos tipos, desde que a fonte esteja explícita. Ainda é
possível utilizar esse tipo de argumento a partir de fatos notórios,
ou seja, que são de domínio público.
Argumento
por comparação (ou por analogia)
A
argumentação por comparação ou analogia é aquela em que se estabelece relação
de semelhança ou diferença entre a tese
defendida e algum tipo de dado a fim de comprovar o ponto de vista defendido.
Nesse caso, é possível construir analogias com obras de ficção, por exemplo,
tais como romances e séries de televisão.
Argumento
por causa e consequência
Esse
tipo de recurso argumentativo busca comprovar a tese defendida a partir da
exploração das relações de causa e consequência associadas ao tema debatido. Ao
explicar os porquês e as consequências da
temática em questão, pode-se confirmaras ideias expressas pela tese.
Argumento
por ilustração (ou exemplificação)
Quando
se tem um tema, ou mesmo uma tese, de caráter muito teórico, uma das maneiras
mais interessantes de fundamentar o ponto de vista adotado é por meio da ilustração ou exemplificação.
Esse recurso argumentativo se constrói a partir da elaboração de uma
breve narrativa, que pode ser real ou fictícia, com o intuito de
tornar mais concreto aquilo que está sendo defendido pelo texto.
Depois da leitura mencione qual argumento você achou
mais interessante.
ESSA
ATIVIDADE DEVERÁ SER ENVIADA ATÉ 16/10/2020 NO SEGUINTE E-MAIL: alexprofessor99@gmail.com
Vocês também podem conhecer
mais sobre tipos de argumentos através do site:
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