3° C e D - Matemática - Sueli (08 a 11 de Setembro)

 Boa tarde Alunos!

Espero que estejam bem.


Recomendações da aula de hoje:

- Copiar com data a explicação no caderno

-Assistir as aulas do centro mídias

-Enviar duvidas  da atividade por email carolinesueli@hotmail.com


Aula 1

Função do 2° Grau

Como encontrar as coordenadas  do vértice  da parábola?

O vértice da parábola é o ponto de máximo absoluto ou o ponto de mínimo absoluto do gráfico da função quadrática. É possível determinar as coordenadas do vértice através de fórmulas conhecidas, ou ainda, considerando a simetria da parábola.

1. UTILIZANDO FÓRMULAS CONHECIDAS

1.1 Exemplo Resolvido

Dadas as seguintes funções, obtenha as coordenadas de seus vértices:

a. f(x) = –x2 + 4x + 5

Vamos começar definindo o valor dos coeficientes abc, e calculando o valor do ∆ da função:

a = – 1           b = 4             c = 5

 ∆ = b2 – 4ac

∆ = 42 – 4(– 1)5

∆ = 16 + 20

∆ = 36

 Pronto! Agora é só substituir os valores encontrados nas fórmulas das coordenadas do vértice:

2. PENSANDO NA SIMETRIA DA PARÁBOLA

 

 Dada uma função polinomial do segundo grau f(x) = ax² + bx + c, em que a ≠ 0, o seu gráfico sempre será simétrico em relação a um eixo de simetria, que pode ser o eixo y, ou uma reta paralela a este eixo. Reparem na imagem acima, que o tal eixo de simetria passa pelo vértice da parábola e intercepta o eixo x em um ponto O equidistante das raízes x’ e x”.

 Dessa forma, é possível concluir que a coordenada xv da parábola está localizada no ponto médio entre as duas raízes da função. Assim, o seu valor numérico pode ser obtido através do cálculo da média aritmética entre as raízes x’ e x”.



 Exemplo:

Dadas as funções quadráticas abaixo e seus respectivos gráficos, obtenha as coordenadas dos vértices das parábolas.

a. f(x) = x2 + 5x + 4

Através do gráfico, é possível compreender que as raízes da função f(x) = x2 + 5x + 4 são x’= – 4         e   x” – 1. Assim, chegamos ao seguinte valor para x:

  * Copiem a explicação no caderno e amanhã iremos finalizar sobre o estudo da parábola da função Quadrática. 
 

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